Quase mil partos em maternidade

On domingo, 16 de janeiro de 2011 0 comentários

Inaugurada no início de 2010 com o objetivo de desafogar os atendimentos nos hospitais de urgência, a Maternidade Municipal Aristina Cândida, em Senador Canedo, comemorou ontem a realização de quase mil partos em um ano. Até a última sexta-feira (14) foram realizados no local 960 partos, mais de 600 procedimentos cirúrgicos e mais de 3,5 mil exames de ultrassonografia. Com 22 leitos, a maternidade atende aproximadamente, uma média de 60 pacientes por dia.

A comemoração contou com a presença de duas crianças que nasceram entre os dias 15 e 22 de janeiro de 2010, e marcou o primeiro ano de funcionamento da maternidade. A dona de casa Raquel Santana de Oliveira, 29, mãe de Natan, que comemora um ano de vida no dia 19 de janeiro, disse que se a maternidade não tivesse sido aberta, ela teria recorrido a um hospital de Goiânia.

“Porque muitas mães já estavam acostumadas a fazerem o parto em Goiânia, por ser mais conhecido e seguro. Mas quando estava prestes a ter o Natan, eu torci para ser atendida nessa maternidade, para não ter o desgaste de ir para outra cidade”, afirmou. Segundo o diretor administrativo da maternidade, Fernando Pellozo, em um ano de funcionamento foram realizadas 13,5 mil consultas em áreas como ginecologia, obstetrícia, pediatria, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social, contando que a gestante recebe esse suporte a partir da 32° semana de gestação.

Ainda de acordo com Pellozo, a partir de fevereiro, a maternidade começa a atender a demanda de exames de mamografia. “O aparelho foi doado pela Secretaria Estadual de Saúde e entregue pelo ex-ministro José Temporão.” O aparelho custa hoje no mercado R$ 380 mil. “A luta para termos esse aparelho durou dois anos, mas enfim o conseguimos, com a ajuda dos governos estadual e federal. O custo do equipamento é alto, a prefeitura não teria condições de arcar com a despesa sozinha”, explicou a secretária de Saúde local, Gercilene Ferreira.

O prefeito Túlio Sérvio informou que a obra demorou dois anos para ser concluída. A manutenção custa à prefeitura cerca de R$ 350 mil mensais. “A comemoração de um ano significa muito para a cidade, porque antes só existia o hospital municipal, que fazia atendimento, mas não era suficiente, pois 80% das mães iam para Goiânia para serem atendidas.”
Fonte: O Hoje

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

Next Post Previous Post
goiasnoagito.com.br | Subir topo